AS MARCAS DE UM TEMPO NA POLÍTICA

26/04/2009
Publicação DM

Na política, esperamos objetivos plenos na realização de nossos direitos atendidos na busca da verdadeira cidadania.Essa é uma fase de aperfeiçoamento que os governantes inexoravelmente terão de assimilar, sob pena de se desvincularem completamente dos anseios sociais e perderem sua credibilidade enquanto agentes de mudanças que pretendem e prometem ser quando submetidos ao processo eleitoral.
Nenhum desenvolvimento regional, nacional e mundial será eficaz se desconsiderar a base da pirâmide, que seja social ou mesmo de países em fase de ascensão. Não podemos, sob qualquer pretexto, legitimar a exclusão como motivo para justificar cortes de verbas em orçamento objetivando conquistas claramente pessoais, desqualificando a maior parte da população que deseja e necessita participar dos benefícios de um efetivo plano de desenvolvimento estadual ou nacional.
Nesta visão, aplaudimos alguns agentes do governo no recuo de corte de verbas da Universidade Estadual de Goiás – UEG –, proposta por uma PEC de iniciativa equivocada do deputado Wellington Valim, comandado por um líder de governo inexperiente, recém-escolhido. Que sirva de lição! Não se pode, em momento algum na redução de custos no orçamento do Estado, mexer nos investimentos da educação de nossos filhos, sob o pretexto de “ser do governo”.
Na mesma direção, presenciei ontem junto com centenas de guerreiros dessa associação na cidade de Itumbiara o anúncio da liberação de R$ 1,3 bilhão para os cofres do Tesouro do Estado de Goiás, com o objetivo de iniciar o saneamento das contas públicas da CelgPar. Esperamos que tal ato venha a salvar milhares de empregos da sua conclusão. Aproveitamo-nos da oportunidade para acompanhar o deputado Humberto Aidar na entrega de um documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo parte do teor cita: “ ...É preciso salientar, Senhor Presidente, que ainda estamos motivados pela significativa mensagem de Vossa Excelência endereçada aos ex-servidores da Caixa Econômica do Estado de Goiás – Caixego, por ocasião da liquidação extrajudicial que nos foi imposta pelo Governo Collor de Mello, por perseguição política ao Governo de Goiás então capitaneado pelo Governador Henrique Santillo que declarou apoio explícito à candidatura de Lula à Presidência da República nas eleições de 1989. Citada mensagem, de próprio punho de vossa Excelência, compromete-se com nossa causa, dizendo: ‘Aos companheiros da Caixa Econômica do Estado de Goiás, com a certeza que vocês não se curvarão diante do Plano Collor que tanto tem prejudicado os Bancários Brasileiros. O PT estará junto com vocês nesta luta de resistência. Abraços Lula. 7/8/90.’ Sabedores do bom relacionamento que o Governo de Vossa Excelência mantém com o Governador Alcides Rodrigues, inclusive com a liberação de recursos essenciais à viabilização do funcionamento da administração estadual em todas as áreas de governo, vimos, através deste, solicitar um imprescindível contato de Vossa Excelência com o chefe do Executivo goiano...”
Realmente, na política, esperamos objetivos plenos na realização de nossos direitos atendidos na busca da verdadeira cidadania. Aplaudimos aqueles parlamentares goianos, agentes públicos e segmentos da sociedade organizada que de forma respeitosa tenham apoiado e defendido de forma suprapartidária à “Anistia” ao ex-servidores da Caixego. Vítimas das marcas de um tempo na política.
Para reflexão, Augusto Cury diz que “ ...meu sonho não é destruir o sistema político vigente para reconstruí-lo. Não creio em mudanças de fora para dentro. Creio numa mudança pacífica dentro para fora, uma mudança da capacidade de pensar, se enxergar, criticar, interpretar os fenômenos sociais, e, em especial, na capacidade de resgatar o prazer. Meu sonho está dentro do ser humano”.
Antonio Alencar Filho é administrador e presidente da Associação de Resgate e Cidadania do Estado de Goiás e escreve aos domingos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foram reenquadrados mais 500 anistiados da CAIXEGO

ARC PRESENTE NA PREMIAÇÃO DE "O POLÍTICO DO ANO": MARCONI PERILLO

ARC - A ARCA DE NOÉ !