Otoni anuncia apoio à anistia de servidores da extinta Caixego dia 20/02/09

Rubens Otoni participou de reuniões na Assembleia para garantir direito dos anistiados da Caixego

Marina Dutra
da EDITORIA DE CIDADES

A novela sobre a Proposta de Adequação Constitucional que trata do benefício aos ex-servidores da extinta Caixego e que se estende desde o ano passado ganhou força com apoio de um deputado do âmbito federal. O parlamentar Rubens Otoni (PT) declara apoio à causa dos ex-funcionários e diz que o impasse persiste devido aos aspectos jurídicos, orçamentários e políticos em relação ao projeto. “A aprovação da matéria cabe somente ao Estado. Goiás é quem dá a palavra final, mas sabemos que o impasse ainda perdura devido aos aspectos jurídicos, orçamentários e políticos”, afirma.

O deputado circulou nos corredores da Assembleia Legislativa no início da semana e participou de reuniões com os ex-servidores. O encontro foi marcado logo após o lançamento do site do parlamentar, quando alguns ex-funcionários da instituição compareceram na solenidade para prestigiar Otoni. “Sou a favor, sim. É uma reivindicação legítima e justa. Eu acompanho a luta dos ex-servidores desde quando eu era deputado estadual em 1992”, pontua.

De acordo com o parlamentar, a proposta em forma de “anistia” deve ser levada a sério pelo governo do Estado. “Sei da seriedade dessa proposta. Até recebi alguns ex-servidores em meu escritório”, explica. Mas reconhece que o projeto contém pontos jurídicos, orçamentários e políticos que devem ser avaliados com cuidado. O recado do parlamentar é claro ao ressaltar que a aprovação da proposta depende também da palavra do governo estadual, sem mencionar, porém, que o Executivo esteja interferindo no processo.

A matéria que ainda não foi apreciada tem sido fruto de intensa mobilização dos ex-servidores que todos os dias transitam no plenário da Assembleia com o objetivo de sepultar a questão. No final da noite de ontem, em discurso na tribuna, o deputado Humberto Aidar (PT) cobrou do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deputado Fábio Sousa (PSDB), explicações do porquê da próxima sessão da Comissão ter sido marcada só no dia 3 de março. Afirmou que os 11 integrantes da CCJ devem votar logo o projeto e chegou a alfinetar o tucano. “Fábio Sousa está no lugar errado; ele pode presidir outras comissões, mas não a de Constituição, Justiça e Redação.”

Interessado em agilizar o assunto, o líder do governo, deputado Evandro Magal (PSDB), até se arriscou ao afirmar que a emenda seria apreciada ainda neste mês. Nos bastidores, o tucano tenta sensibilizar as lideranças do governo e o próprio governador da relevância de se aprovar a proposta.

Nova líder do PMDB na Casa, a deputada Mara Naves (PMDB) também mencionou em seu primeiro discurso que a Assembleia incentivou a votação da matéria, mas que no momento não trata o assunto com seriedade. O PMDB e o PT devem votar a favor dos ex-servidores.

Comentários

  1. Depois de receber centenas de cartas em seu site, o Dep. Rubens Otoni declarou pela a imprensa o seu apoio a Anistia dos ex funcionários da Caixego. Uma vez mais faz se valer o bordão: "A união faz a força"

    ResponderExcluir
  2. aqui em Catalão-Go também somos vários guerreiros determinados a lutar pela nossa causa pois somos soldados da mesma guerra e acreditamos que perdemos as armas mas não a GUERRA, temos fé em Deus que um dia muito breve a justiça chega, e vemos que valeu essa espera incansável,muita fé e esperança a todos, juntos venceremos. Que Deus os abençoá

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Foram reenquadrados mais 500 anistiados da CAIXEGO

ARC PRESENTE NA PREMIAÇÃO DE "O POLÍTICO DO ANO": MARCONI PERILLO

3ª ETAPA - EM RUMO AOS RESGATES DEVIDOS !